O crowdfunding ou financiamento coletivo revolucionou a forma como projetos e causas podem ser financiados e apoiados. Essa inovadora modalidade de arrecadação de fundos permite que pessoas de diferentes partes do mundo contribuam financeiramente para iniciativas que acreditam e desejam ver se tornar realidade.
No post de hoje trouxemos um guia completo sobre o assunto! Vamos explorar todos os aspectos do crowdfunding, desde sua origem até as melhores estratégias para divulgar uma campanha bem-sucedida.
- Mas afinal, o que é crowdfunding? Qual a origem desta palavra em inglês?
- Quando o financiamento coletivo online começou?
- Qual é o princípio do crowdfunding?
- Principais tipos de financiamento coletivo
- Criei meu financiamento coletivo, e agora?
- Mas como divulgar minha campanha de crowdfunding de maneira efetiva?
- Qual plataforma escolher para criar a minha campanha de arrecadação coletiva online?
- Mãos à obra! Como funciona uma vaquinha online na prática?
- Por que escolher o Vakinha e não apenas pedir que as pessoas façam pix para a minha conta?
- O crowdfunding faz sentido para você?
Mas afinal, o que é crowdfunding? Qual a origem desta palavra em inglês?
O crowdfunding, traduzido para o português como financiamento coletivo, é uma prática que reúne pessoas interessadas em um projeto ou causa, permitindo que elas façam doações ou invistam dinheiro para apoiar a iniciativa. Esse modelo de arrecadação é realizado por meio de plataformas online especializadas ao redor do mundo. Aqui na América Latina, o Vakinha é a maior e mais tecnológica delas. Nessas plataformas ao redor do mundo os criadores de campanha apresentam suas propostas e a comunidade pode contribuir financeiramente.
A origem da palavra “crowdfunding” é uma combinação de “crowd” (multidão) e “funding” (financiamento), que representa exatamente a essência da prática: o financiamento proveniente de uma multidão de pessoas. Até porque essas campanhas podem receber doações de pessoas que nunca vimos antes, assim como aquelas que vimos nas multidões.
Quando o financiamento coletivo online começou?
Você já deve ter ouvido o termo “vaquinha”, não é mesmo? Vaquinha é uma expressão antiga que vem de arrecadações feitas para ajudar times de futebol amadores. Ela era utilizada quando o dinheiro arrecadado gerava uma quantia tão boa que permitia comprar uma vaca, que tinha o valor equivalente ao melhor prêmio da categoria na época. Por isso que a ideia crowdfunding não é recente e tem raízes históricas que remontam a diversas culturas e épocas.
No entanto, com o advento da internet e das redes sociais, o crowdfunding ganhou uma nova dimensão, se tornou amplamente popular e aumentou seu poder de disseminação.
Acredita-se que a primeira campanha de crowdfunding moderna aconteceu em 1997, quando uma banda britânica chamada Marillion utilizou a internet para arrecadar fundos dos fãs a fim de financiar uma turnê nos Estados Unidos. O sucesso dessa iniciativa chamou a atenção para o potencial do crowdfunding como uma ferramenta viável para financiar projetos criativos e sociais.
Desde então milhares de pessoas já abriram suas campanhas de arrecadação online para diversas causas como criação de produtos, viagens, casamentos, causas sociais, entre outros. Quando falamos em arrecadação online o céu é o limite! Você pode arrecadar para qualquer causa e qualquer valor.
Qual é o princípio do crowdfunding?
O princípio do crowdfunding se baseia na ideia de que muitas pessoas contribuindo com pequenas quantias de dinheiro podem gerar um impacto significativo. Ao invés de depender de poucos investidores ou patrocinadores, os criadores de campanha podem contar com o apoio de uma comunidade diversificada e engajada.
Além disso, o crowdfunding também envolve um senso de colaboração e conexão entre os criadores de campanha e os apoiadores. Os doadores se sentem parte do projeto e têm a satisfação de saber que estão contribuindo para algo em que acreditam.
Por isso é comum que existam campanha de arrecadação online de diversos segmentos. Cada público, tribo, cidade, escola tem algo que os une e que pode ser um motivo de arrecadar fundos. A colaboração e a sensação de pertencimento são questões chaves quando falamos de crowdfunding.
Principais tipos de financiamento coletivo
Existem diversos tipos de crowdfunding, cada um com suas características específicas. Os principais são:
- Doações: O tipo mais comum de crowdfunding, onde os apoiadores fazem doações sem esperar retorno financeiro direto. É comumente utilizado por organizações sem fins lucrativos e projetos sociais.
- Recompensas: Nesse modelo, os apoiadores recebem recompensas ou brindes em troca de sua contribuição financeira. Essas recompensas podem ser produtos, serviços ou experiências relacionadas ao projeto.
- Equity Crowdfunding: Também conhecido como crowdfunding de investimento, nesse modelo os apoiadores se tornam investidores e adquirem uma parcela da empresa ou do projeto. Eles têm a expectativa de retorno financeiro com o sucesso da iniciativa.
- Empréstimos (Peer-to-Peer Lending): Nesse tipo de crowdfunding, os apoiadores emprestam dinheiro ao criador de campanha, que se compromete a devolver o valor com juros em um prazo determinado.
Criei meu financiamento coletivo, e agora?
Conheça os pontos iniciais e essenciais para uma campanha de financiamento coletivo de sucesso.
Tenha clareza no objetivo da campanha
Antes mesmo de iniciar sua campanha, defina claramente qual é o objetivo e o propósito dela. Seja específico sobre o que você está buscando financiar, qual é o valor necessário e como os fundos serão utilizados. Esse objetivo claro ajuda a transmitir confiança aos doadores em potencial e a criar um senso de urgência em torno da arrecadação.
Agora escreva uma boa descrição
Conte sua história! No título é o momento de chamar a atenção para a sua causa, mas a descrição serve para contextualizar e tirar todas as dúvidas do seu possível doador.
Leia mas: Melhores frases para divulgar a sua vaquinha online
Explique o porquê você está criando essa campanha de arrecadação online e comprove a necessidade do valor solicitado. Você não precisa ser 100% racional nesse momento, fale detalhadamente das suas motivações emocionais e deixe claro a importância dessa causa para você.
Utilize fotos, vídeos e depoimento para te ajudar a tornar sua campanha mais atraente para os doadores.
Tenha metas realistas
Definir metas realistas para sua campanha de financiamento coletivo é essencial. Para isso, leve em consideração o valor necessário para o projeto, o tempo disponível para arrecadar os fundos e a sua capacidade de mobilizar a comunidade em torno da causa. Metas alcançáveis tornam a campanha mais atraente aos doadores, pois eles percebem que se dinheiro – por menor valor que seja – realmente fará diferença.
Pense em boas recompensas
Uma estratégia que pode incentivar as pessoas a contribuírem é oferecer recompensas para os doadores. As recompensas podem variar de acordo com o valor da doação e podem ser bem simples como um agradecimento personalizado ou até mais elaboradas como uma cópia exclusiva do produto, acesso antecipado ou até mesmo a participação em eventos especiais relacionados ao projeto. Pense em recompensas relevantes e que valorizem a participação dos doadores.
Divulgue muito a sua campanha
A divulgação é fundamental para o sucesso da sua arrecadação! Utilize as redes sociais, crie um site ou blog para compartilhar informações sobre o projeto, envie e-mails para sua rede de contatos, faça parcerias com influenciadores ou empresas relacionadas à sua causa e participe de eventos relacionados com a causa. Aumente a sua abrangência, utilizando diferentes canais de comunicação para alcançar um público mais amplo e engajar potenciais doadores.
Desenvolva sua capacidade de se relacionar
Durante a campanha, fique em contato regular com os doadores e pessoas que estão engajando no seu projeto. Envie atualizações sobre o progresso da arrecadação, agradeça individualmente cada doação e compartilhe cada meta batida. Manter essa comunicação ativa ajuda a construir relacionamentos duradouros com os doadores e a incentivar o apoio contínuo da sua causa.
Mas como divulgar minha campanha de crowdfunding de maneira efetiva?
Utilize as redes sociais
As redes sociais são uma das melhores ferramentas para divulgar sua campanha, não subestime esse poder! Utilize plataformas como Facebook, Instagram, Threads e TikTok para compartilhar informações sobre a causa, contar histórias emocionantes e pedir apoio.
Uma dica legal é criar uma página ou perfil específico para a vaquinha que seja atualizado regularmente com conteúdo relevante, como fotos, vídeos, depoimentos e atualizações sobre o progresso da arrecadação.
Se aprofunde nos recursos e use tudo que está ao seu alcance como hashtags, marcação de pessoas influentes na causa e todos os diferentes formatos de cada plataforma. Não esqueça de criar chamadas para ação pedindo que os seguidores e possíveis doadores ajudem na divulgação da causa.
Já pensou em gravar um vídeo?
O conteúdo em vídeo é um dos mais assistidos atualmente e pode engajar muitas pessoas na sua campanha. Crie vídeos curtos e impactantes, entre nas trends do momento e seja criativo para falar da sua campanha de arrecadação.
Outra possibilidade é fazer transmissões ao vivo nas redes sociais para responder perguntas e interagir diretamente com seus apoiadores de uma maneira mais pessoal e mais propensa a criar conexões.
Leia mais: Por que usar um vídeo em minha vaquinha online ajudará no sucesso da campanha?
Blogs e sites também são uma ótima opção
Se você tem um blog ou site relacionado à causa da vaquinha, essa é a hora ideal para aproveitar a sua audiência e divulgar a iniciativa.
Escreva artigos, compartilhe informações sobre a vaquinha e inclua links diretos para a página de doação. Pesquisar sobre as melhores palavras-chave relacionadas à causa para melhorar a visibilidade nos mecanismos de busca pode ser muito útil, você pode procurar algum especialista em SEO para te ajudar nisso.
Considere também fazer parcerias com outros blogs e sites relevantes, envie sugestões de pauta para eles e crie um relacionamento com essas pessoas influentes na causa.
Já pensou nos e-mails marketing?
Talvez você não saiba, mas o e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para alcançar um público específico e engajado. Você pode criar uma lista de contatos com pessoas que possam se interessar pela causa da sua vaquinha e enviar regularmente atualizações sobre o progresso da arrecadação, histórias inspiradoras e apelos emocionantes.
Você também pode fazer um trabalho de formiguinha, personalizando os e-mails, utilizando o nome dos destinatários e falando especificamente para aquela pessoa. O que pode ser muito eficaz com pessoas influentes que podem impulsionar a sua arrecadação.
Esteja preparado para as oportunidades cara a cara
Quem tem boca vai à Roma e conhece novos doadores por lá! Não esqueça de estar preparado para falar de sua causa em qualquer lugar. A melhor ferramenta de divulgação é a sua paixão! Sempre que tiver oportunidade, divulgue sua vaquinha no boca a boca e se conecte com pessoas que podem te ajudar a conhecer doadores em potencial.
Acione a rede de contatos que você já tem e peça ajuda para divulgação. Quem sabe você conhece alguém que tenha uma rádio ou uma boa plataforma online para te ajudar na campanha?
Qual plataforma escolher para criar a minha campanha de arrecadação coletiva online?
O Vakinha é a sua melhor opção. Somos a principal ferramenta de arrecadação de dinheiro online e financiamento coletivo da América Latina, com mais de 60 mil campanhas criadas todo mês. Somos uma empresa estruturada e com muitas pessoas envolvidas no processo e temos uma equipe dividida em vários times que trabalha duro para que todas as campanhas tenham a atenção necessária. Aqui você pode ter certeza que todas as etapas da sua arrecadação são acompanhadas de perto por uma equipe focada. Nada de processos totalmente robotizados!
Temos vantagens em relação às taxas em cima das doações e saques também, pois elas são as menores entre as plataformas de arrecadação. Nosso maior objetivo é realizar seus sonhos através da nossa plataforma.
Preocupação com a facilidade
Escolhendo o Vakinha, por exemplo, a sua campanha ganha uma chave Pix exclusiva que facilita muito as arrecadações e possibilita que elas fiquem centralizadas na plataforma mesmo que não sejam feitas diretamente por ela.
Existem outros facilitadores como os corações, que servem para deixar a sua campanha em destaque no nosso site ou ajudar outras campanhas de arrecadação.
Temos um blog com o objetivo de te ajudar durante todo o processo
Aqui no blog do Vakinha você encontra centenas de posts que ajudam em todo o seu processo dentro da nossa plataforma. Desde criar sua vaquinha e fazer saques até criar a descrição perfeita e divulgar sua campanha da melhor forma.
Mãos à obra! Como funciona uma vaquinha online na prática?
Tudo bem se você ainda está receoso! Confira no itens abaixo como funciona uma campanha de arrecadação online na prática aqui no site do Vakinha.
Custo para abertura da sua vaquinha
Na plataforma do Vakinha abrir a sua campanha de arrecadação custa ZERO reais. É totalmente gratuito iniciar a sua campanha conosco.
Passo a passo para abrir minha vaquinha
Você está na melhor plataforma para isso! Somos a maior da América Latina, com mais de 600 mil campanhas criadas. Acessando o nosso site vakinha.com.br, é só clicar no botão “Criar Vaquinha”. Você será direcionado a uma página de login para acessar ou se cadastrar na plataforma. Depois disso, é só informar os dados da sua campanha como nome, meta de arrecadação, descrição e fotos ou vídeos. Sua vakinha já vai estar criada e pronta para receber doações!
Quem são as pessoas que podem fazer doações?
Todos os que tiverem uma conta na nossa plataforma podem doar através de boleto, cartão de crédito e Pix. Com o Pix personalizado da sua campanha, formado do ID da campanha + @vakinha.com.br é possível que todas as pessoas postem através do app do seu banco.
Como faço para divulgar minha vaquinha?
Existem muitas maneiras de divulgar sua vaquinha e as redes sociais com certeza são as suas maiores aliadas nesse momento. Comece por elas e fale da sua campanha de arrecadação sempre que possível. Aqui no blog do Vakinha você tem muitos posts que te ajudam a criar estratégias de divulgação. Navegue e aproveite!
Como destacar minha campanha no site do Vakinha?
Você pode fazer isso através dos corações! Os corações são uma forma de dar destaque para as vaquinhas online da nossa plataforma. À medida que recebe corações, a campanha pode entrar na lista das mais amadas, ficar em destaque no nosso site e ter mais chances de arrecadar. Nossos corações aumentam em até 6x as chances da sua vaquinha arrecadar dinheiro. Vaquinhas que recebem corações tem muito mais visibilidade e arrecadam até 19x mais!
Leia mais: Veja como o Vakinha Premiada pode ajudar você!
As taxas são baixas, mas baixas quanto? E quando elas são cobradas?
A cobrança de taxas ocorre apenas quando você tiver doações na sua campanha de arrecadação. Cada doação que você recebe tem o desconto de 6,4% + R$ 0,50 e esse valor é descontado no momento que você for realizar o saque. Tudo isso acontece de maneira automatizada, sem que você precise se preocupar com qualquer tipo de cálculo. Cobramos também uma tarifa com o valor fixo de R$ 5,00 quando você realizar o saque da sua arrecadação para sua conta bancária.
E se eu não conseguir arrecadar todo o valor da minha meta?
Você não precisa se preocupar! No Vakinha todo o dinheiro arrecadado, independente se atingiu a meta ou não, fica disponível para saque. Além disso, é possível fazer saques durante todo o período de arrecadação, caso sua campanha tenha momentos diferentes de necessidade dos recursos.
Por que escolher o Vakinha e não apenas pedir que as pessoas façam pix para a minha conta?
Na maioria das vezes o nosso Pix carrega informações pessoais como telefone, CPF e e-mail. Com a grande onda de golpes online é de extrema importância que essas informações sejam protegidas e não cheguem nas mãos de pessoas mal intencionadas. Muitas vezes, quando estamos envolvidos na divulgação de uma causa, acabamos deixando nossos dados pessoais vazarem e isso pode nos trazer prejuízos.
Quem opta por fazer sua campanha de doação no Vakinha recebe uma chave Pix exclusiva baseada no ID da sua Vakinha. Assim, é possível receber doação por Pix sem expôr seus dados na internet. Essa chave também traz segurança para quem doa, que tem certeza que o seu dinheiro está sendo destinado para cumprir a meta daquela Vakinha.
Para ter um Pix personalizado da sua campanha no Vakinha é muito simples. Primeiro, você precisa já ter criado a sua campanha na plataforma.
Todas as campanhas têm um ID (Ex.:1654849). A chave Pix personalizada é formada do ID da campanha + @vakinha.com.br, ou seja, é uma chave de e-mail. Com essa chave, os doadores podem fazer doações diretamente pelo app do banco, sem necessidade de acessar o nosso site.
O crowdfunding faz sentido para você?
Existe uma causa que você queira abraçar e enxerga que apenas uma campanha de arrecadação de dinheiro online pode te ajudar? Então você está no lugar certo. Aqui no nosso blog você vai ficar por dentro de tudo que precisa saber antes, durante e depois da sua campanha de arrecadação.
Além disso, a nossa equipe está à disposição para te ajudar em questões específicas e tornar sua experiência aqui no Vakinha a melhor possível.
Crie sua campanha de crowdfunding agora mesmo e comece a arrecadar dinheiro para seu projeto ou causa agora mesmo, em poucos cliques!