O financiamento coletivo tem se consagrado como uma importante ferramenta para realizar projetos sociais, permitindo que contribuidores engajados e apaixonados por uma determinada causa se unam para fazer a diferença na rotina das organizações.
Se você está pensando em criar um financiamento coletivo para projeto social no Vakinha, aqui estão algumas dicas que podem ajudar a garantir o sucesso da sua campanha.
Confira a seguir!
1. Defina seus objetivos com clareza
Comece pelo começo, definindo de forma clara e objetiva qual é o propósito da campanha, contando para os possíveis apoiadores um pouco sobre o seu projeto social e qual o valor financeiro necessário para realizá-lo. As pessoas se tornam mais propensas a apoiar um financiamento quando sabem exatamente onde o dinheiro será investido e o que de fato ele vai poder transformar dentro do projeto.
2. Capriche na contação da história
Todo mundo gosta de ouvir uma boa história envolvente, não é mesmo? Busque desenvolver uma narrativa emocionante que conte toda a história por trás do seu projeto social. Explique como ele surgiu, quais as motivações por trás dele e como ele fará a diferença na vida de pessoas, comunidades, animais etc. Aposte no uso de imagens, vídeos e depoimentos de pessoas beneficiadas para ilustrar sua história.
3. Pense em recompensas atrativas
Recompensas interessantes funcionam como verdadeiros chamarizes para os apoiadores do seu projeto. As recompensas precisam estar alinhadas ao propósito da campanha, mas podem ser desde agradecimentos públicos nas redes sociais até brindes exclusivos relacionados a sua causa.
4. Aproveite o alcance das redes sociais
A divulgação é a chave do sucesso para conseguir atingir pessoas interessadas em contribuir com o seu financiamento coletivo e as redes sociais são uma ferramenta poderosa dentro dessa estratégia. Por isso, antes de iniciar sua campanha crie postagens de contagem regressiva para o lançamento e aguce a curiosidade da sua audiência.
Depois, siga compartilhando regularmente atualizações sobre o projeto, vídeos inspiradores e depoimentos de pessoas que acreditam na causa. Peça para amigos, familiares e apoiadores compartilharem também, para alcançar um público ainda maior.
5. Engaje sua comunidade
É preciso construir e engajar uma comunidade forte em torno do seu financiamento coletivo para projeto social. Mantenha uma comunicação constante, envie atualizações regulares para os apoiadores, incentive discussões, responda a comentários e mostre o quanto você está comprometido com a causa que defende. Busque mostrar os resultados alcançados com o financiamento e como o projeto está impactando positivamente outras vidas. Quanto mais os apoiadores se sentirem envolvidos, mais provável que eles apoiem e divulguem a campanha.
6. Seja persistente e demonstre gratidão
Uma campanha de financiamento precisa de esforço contínuo por parte do organizador. Esteja aberto para ajustar sua estratégia quando for necessário. Também não se esqueça de reconhecer os esforços dos seus apoiadores, enviando mensagens de agradecimento personalizadas para eles.
Inspire confiança, emocione e engaje as pessoas que acreditam em sua causa. Feito isso e seguindo as dicas acima, você terá grandes chances de obter sucesso no financiamento coletivo para projeto social que você for criar. Conte com a nossa ajuda para bombar na sua vaquinha. Boa sorte!
Arrecade com o Vakinha! Crie um financiamento coletivo para projeto social de sucesso.
Crie uma vaquinha online e comece a receber doações em instantes.