Crie agora mesmo sua vaquinha!

Criar
  1. Home
  2. /
  3. Dicas sobre vaquinha online
  4. /
  5. Como funciona uma vaquinha virtual
Como fazer uma doação no site da vaquinha online

Como funciona uma vaquinha virtual



Uma vaquinha virtual nada mais é do que a arrecadação de dinheiro por meio da Internet e de maneira coletiva. É uma forma que pessoas encontraram para buscar ajuda para realizar seus sonhos e o de outras pessoas com o auxílio de doadores que se identificam com a causa proposta.

As vaquinhas virtuais só podem ser realizadas por meio de sites especializados, como o Vakinha, que é a maior plataforma de financiamento coletivo do Brasil. E nele, por exemplo, pode-se encontrar vaquinhas das mais diversas causas e finalidades.

Mas, afinal, como funciona uma vaquinha virtual? Aqui vamos te mostrar as etapas, desde a criação até o saque do dinheiro arrecadado de uma campanha.

A criação da vaquinha virtual

Usando como exemplo o site do Vakinha, para criar uma vaquinha virtual é bem simples:

  • Acesse o site www.vakinha.com.br;
  • No topo da tela vai ter um botão “Criar vaquinha” e clique nele;
  • Preencha os dados requeridos sobre o dono da vaquinha e clique em “Criar minha vaquinha”;
  • Preencha os dados de cadastro a respeito da vaquinha virtual, como: título, categoria e valor que deseja arrecadar. Além disso, coloque uma foto que faça sentido para a campanha e para chamar a atenção dos doadores;

Feito isso, sua vaquinha virtual está criada e você está pronto para os próximos passos rumo a meta estipulada.

Como fazer a divulgação da sua vaquinha virtual

Com a vaquinha virtual criada é hora de divulgar bastante para conseguir doadores. Essa divulgação pode ser feita de diversas formas: via redes sociais, boca a boca e indicação de amigos. O importante nessa etapa é mostrar sua história para as outras pessoas e convencê-las de que sua causa merece uma doação.

Divulgar bastante sua vaquinha virtual para sua rede de amigos nas redes sociais é a chave para o sucesso da sua campanha!Quando a opção é utilizar as redes sociais para divulgação é importante você entender elas e se o público que você deseja atingir usa o canal. O Facebook, por exemplo, tem pessoas entre 25 e 34 anos, que são as que mais o utilizam e representam 25% dos usuários. Contudo, um dado que chama a atenção é que 74% dos assalariados de alta renda usa a rede social para buscar produtos para comprar ou outras atividades para investir o dinheiro.

O Facebook é uma boa ferramenta de divulgação porque te permite criar um público fiel, o qual admira e acompanha o seu trabalho. Nessa rede social é possível criar uma relação verdadeira e duradoura com as pessoas que te seguem.

Além disso, o Facebook tem a opção de colocar o link da sua campanha nas publicações. Isso, o Instagram não permite e acaba sendo um canal diferente para divulgar sua vaquinha virtual. Nessa rede social, a qual tem um público com idade média de 25 a 34 anos e um equilíbrio muito grande entre homens e mulheres, a ideia é de contar histórias nas publicações e fazerem seus seguidores entenderem o motivo pelo qual você precisa de uma doação.

Além disso, o Instagram tem muitas ferramentas de interação, o que acaba sendo bem importante para sanar dúvidas a respeito da sua história ou da sua campanha. Na parte de divulgar a vaquinha virtual é fundamental interagir com as pessoas que o acompanham, pois isso aumenta as chances delas virarem doadoras. O Instagram permite a interação pelo feed, pelos stories e também via direct, que é uma forma íntima de conversar com as pessoas.

Use também outras mídias sociais para divulgar sua vaquinha virtual

O YouTube é uma ótima ferramenta para você divulgar sua vaquinha virtualContudo, o melhor meio de interagir com as pessoas é por meio do WhatsApp, pois você pode atingir um público mais amplo e passar a mesma mensagem para várias pessoas de uma só vez. Uma das vantagens desse canal é manter o seu público sempre atualizado, e isso ajuda com que as outras pessoas façam mais doações e indiquem sua vaquinha virtual para outros amigos doarem.

Outros canais como o YouTube e o Twitter não são utilizados com muita frequência para pedir doações e servem mais como complemento para outras redes sociais. A plataforma de vídeo é ótima para colocar conteúdos e depois divulgá-los no Facebook e Instagram. Enquanto o Twitter serve para criar diálogos por meio das publicações feitas por você nas outras redes sociais.

Atualização da sua vaquinha virtual

A atualização da sua vaquinha virtual para os seus doadores é bastante importante, uma vez que ao doar, as pessoas querem saber para onde vai o seu dinheiro e de que maneira ele está sendo utilizado. Você pode manter eles atualizados de duas maneiras: pelas redes sociais ou pela própria plataforma na qual você criou a campanha.

Todos os canais são bons para atualizar os doadores e outras pessoas que possam vir a se tornar contribuintes da sua vaquinha virtual. O Facebook e o Instagram seguem a mesma lógica explicada na divulgação e as ferramentas de story podem ajudar bastante nessa etapa.

Use o Twitter para manter as novidades da sua vaquinha virtual sempre atualizadas para sua rede de amigos.Você também pode utilizar o Twitter, por exemplo, porque é um canal criado para publicar coisas que estão acontecendo em tempo real. Portanto, se a sua vaquinha virtual chegou à metade da meta estabelecida, vale atualizar as pessoas, pois quem já doou vai sentir que está fazendo a diferença, podendo voltar a doar; enquanto quem não contribuiu ainda tem mais chances de se tornar um doador, porque vai enxergar potencial de sucesso na sua campanha.

O YouTube também é um ótimo meio para atualizar sobre sua campanha. Você pode criar um canal e ir postando vídeos com frequência para as pessoas verem os avanços da vaquinha virtual ou da situação de quem está precisando de ajuda. Os vídeos não precisam ser cheios de edições, basta prezar pela qualidade do som e da imagem que será algo bom de se assistir. A partir do momento que você começar a enviar os vídeos, use as redes sociais para divulgá-los e, dessa forma, atingir o maior número de pessoas possível.

Saque do valor arrecadado em sua vaquinha virtual

Com sua meta alcançada ou não, o momento final da sua vaquinha virtual é o saque. Cada site tem os seus termos e condições para realizar a retirada do dinheiro arrecadado, porém, o site vakinha é mais indicado, pois tem uma das formas mais seguras de realizar o saque. Veja só como funciona:

  • Os valores arrecadados podem ser solicitados para saque 14 dias após a confirmação de cada doação. Esses dias se referem ao prazo que a operadora financeira (empresa que processa os boletos, cartões de crédito e outros meios) leva para disponibilizar o dinheiro na sua conta;
  • Os 14 dias também servem para o departamento de análise validar cada contribuição. Mais importante, é um prazo de segurança para garantir a transparência no processo;
  • O custo da taxa é de R$ 5,00 por saque. Portanto, é recomendável que você escolha sacar a quantia arrecadada uma vez só, dessa forma só precisará pagar a taxa uma vez;
  • O saque mínimo é de R$ 5,01 e não há um valor máximo, ou seja, todo dinheiro que estiver disponível (que tenha passado pelo período de 14 dias) poderá ser sacado;
  • Quando os valores estiverem disponíveis em seu saldo, você poderá solicitar o saque. Ao fazer isso, o prazo para o dinheiro entrar na sua conta é de três dias úteis, entre a solicitação e a entrada do valor na sua conta bancária.

É uma forma fácil e segura para você ter o dinheiro arrecadado em sua vaquinha virtual e poder realizar o seu sonho.

Crie sua vaquinha virtual grátis agora mesmo!

Agora que você já sabe como funciona uma vaquinha virtual, o que está esperando para criar uma campanha e começar a arrecadar? Entre os mais diversos sites de doações pela internet, o Vakinha se destaca em diversos aspectos e ainda te dá várias dicas de como divulgar sua vaquinha online em outras redes sociais. Crie agora mesmo sua campanha, em poucos minutos ela já estará no ar, pronta para ser divulgada por você e pelos seus seguidores para alcançar diversas pessoas!

Crie agora sua vaquinha virtual e comece a colocar em prática o que você acabou de aprender!

2 comentários em “Como funciona uma vaquinha virtual

    • Olá, Benjamin. Tudo bem? Para criar uma vaquinha online conosco, basta clicar no botão superior da página (CRIAR VAQUINHA) e preencher com seus dados e os dados da sua campanha. Caso tenha qualquer outra dúvida, não deixe de entrar em contato conosco. Conte sempre com o Vakinha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie sua vaquinha online grátis! Quero criar agora!